28/10/2016

Top 5: Importantes fatos históricos

Yuri Gagarin, o astronauta soviético famoso por ter ido ao espaço pela primeira vez em toda a história da humanidade. 
Me surpreende nunca ter produzido uma postagem sobre história por aqui. É um dos meus assuntos preferidos e eu poderia falar disso por horas sem me cansar. Gosto muito de estudar sobre guerras, regimes totalitários e revoluções. Quero poder falar mais sobre esses assuntos por aqui, apesar de ser considerado chato por muita gente rs. Escolhi cinco momentos históricos que tenho estudado ultimamente  e que acho bastante interessante. 

Revolução Francesa, 1789

Em 1789, o descontentamento da mais populosa classe social da França acarretou a revolução que inspiraria a mudança em outros lugares da Europa. A sociedade francesa vivia um regime monárquico absolutista, governado pelo rei Luis XVI, sob uma sociedade extremamente hierarquizada. A burguesia e os camponeses se responsabilizavam pelo pagamento dos impostos e tentavam sustentar -a insustentável- vida luxuosa que a nobreza e o clero queriam ter. A Queda da Bastilha, que libertou os inimigos do rei, foi um importante marco nessa revolução.


Itália, Renascença

Escolhi esse lugar e essa data porque acho que seria uma boa época para viver. A Itália foi palco do desenvolvimento das artes durante a Renascença e artistas como Rafael Sanzio, Michelangelo e Leonardo da Vinci pintavam suas obras mais famosas na cidade de Florença, que é praticamente um museu ao ar livre. Galileu Galilei também fez parte da história científica da Itália.



O Golpe de 1964, no Brasil
Em 1964 ocorreu o golpe de Estado que depôs o presidente João Goulart e deu início à ditadura militar. Esse período triste e cruel marcou a história do nosso país.


Corrida Espacial, Guerra Fria, XX

A Corrida Espacial foi uma disputa entre os EUA e a União Soviética pela supremacia tecnológica espacial. O russo Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem a realizar uma viagem pela primeira vez até o espaço e ficou famoso pela frase "A Terra é Azul". Apesar disso, os EUA ganharam a corrida.


O Tratado de Versalhes, 1919

O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado pelos países europeus, após a Primeira Guerra Mundial. Neste tratado a Alemanha assumiu responsabilidade pelo conflito mundial e comprometeu-se (praticamente foi obrigada, na verdade) a cumprir diversas exigências políticas, econômicas e militares (como pagar pelo prejuízo aos países vencedores, ter um exército reduzido e devolução de terras). O Tratado de Versalhes também foi um dos motivos da Segunda Guerra Mundial, pois o sentimento de revolta da Alemanha cresceu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente :)